sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

1º de Dezembro: Dia Mundial da Luta contra a AIDS

Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS, dia voltado para ações de prevenção e conscientização da população dos riscos de se contrair a doença. Esclarecimento aos desinformados de como não se contaminar, também são repassadas.

Alguns a chamam de “bichinho da goiaba”, mas o seu nome cientifico é síndrome da imunodeficiência adquirida. Pesquisa genética indica que a doença começou por volta do século XIX na África centro-ocidental. A pessoa infectada fica com o sistema imunológico debilitado, que pode levar a morte por doença oportunista, como a pneumonia por “pneumocystis jiroveci”, os linfomas, infecção dos olhos por citomegalovírus, demência e o sarcoma de “kaposi”.

O Serviço de Atenção a Infectologias (SAI) de Jales, que abrange 16 municípios da região, atende 146 pessoas contaminadas com o vírus HIV. Segundo a coordenadora do SAI Kátia Regina Figueiredo, “as pessoas portadoras do vírus têm o direito e a dignidade de se tratarem onde quiserem, como muitos preferem ser atendidos em outras localidades para não se expor”.

A Campanha Fique Sabendo que ocorre desde do dia 16 de novembro, pretende realizar de 300 a 400 testes rápidos em Jales. “O teste rápido garante 100% de eficácia no resultado” garantiu a coordenadora do SAI. Além do teste rápido, neste dia 1º de dezembro palestras em empresas, escolas e locais públicos, distribuição de preservativos e teatro completam a campanha que termina na próxima sexta feira, dia 3. Devido à falta de informação por grande parte da população, os soropositivos se sentem discriminados e por esse motivo, 95% dos portadores da doença, não concedem entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário