quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O avesso do luxo

 Imagina uma pessoa que ao visitar a imponente construção neogótica da Igreja Matriz de Votuporanga, considerada cartão postal e orgulho da cidade pela grandiosidade de sua beleza, submete-se a um desses momentos de imprevistos desagradáveis como  uma “leve dor de barriga”. No ímpeto, ela vai procurar o banheiro público mais perto, correto! Caso isso aconteça esse passeio será inesquecível para o resto da vida desse turista.
 Se for homem, vai deparar-se com um banheiro sujo, com fezes espalhadas pelas paredes e as portas sem tranca. Verá também uma pia totalmente imunda, os “cochinhos” enferrujados, além de inúmeros anúncios vulgares de convites para sexo com os celulares do anunciante. Quem garante isso é o auxiliar geral Sérgio Ricardo de Miranda, que desde 2002 trabalha na praça da matriz e convive com essa situação. O auxiliar conta que além da sujeira o local transformou-se em um reduto para prática de sexo entre homossexuais. “Já aconteceu de pai precisar levar os filhos ao banheiro e encontrar homens praticando sexo oral a luz do dia”, declara ele em tom de revolta, que pelo trabalho indiretamente é obrigado a conviver a nove anos, com esse tipo de situação.
 De acordo com a ambulante Rut Beraldo Lima, caso esse visitante seja do sexo feminino, a condição não será diferente. A ambulante disse que o banheiro feminino é cheio de dejetos e urina no chão. É comum encontrar também absorventes, além de muita sujeira nos vasos, declarou Rut, que há seis meses vende pão de queijo na praça. “ A prefeitura não faz a limpeza constante e não disponibiliza papel higiênico.”
O Blog Refluxo conversou com a arquiteta Sílvia Rodrigues, atual diretora do Departamento de Planejamento Urbano. Ela explicou que o banheiro vai entrar no projeto de reforma e cobertura da concha acústica. “No banheiro feminino, será disponibilizado uma rampa de acessibilidade facilitando para os usuários com deficiência”, garantiu. A diretora de planejamento também explicou que o banheiro será terceirizado, para empresas ou entidades assistenciais que estiverem interessadas. Com isso, segundo a arquiteta  as  questões referentes à desorganização, a depredação e também a segurança dos usuários de todas as faixas etárias serão resolvidos. “A administração do banheiro poderá ser uma empresa ou até mesmo uma entidade assistencial. Dessa forma, haverá uma pessoa para cuidar desses espaços promovendo a segurança dos usuários e do bem público. Isso tudo será realidade no próximo ano”, finaliza.
 Até que seja resolvida essa questão o turista que por imprevisto tiver que fazer suas necessidades durante a visita a Igreja, vai impressionar-se com o banheiro ao invés de encantar com a rosácea, elemento ornamental presente na Matriz, comum em catedrais construídas no período gótico. O resultado desse passeio dará um verdadeiro conto hilário, digno de nunca ser esquecido: O avesso do luxo!



Fúlvio Veras


2 comentários:

  1. Ótima "detalhação". Gostei dos argumentos. Vamos melhorar, Votuporanga!

    ResponderExcluir
  2. Pronto Fúlvio, tomei a liberdade de postar esta sua boa matéria no meu blog. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir